04 razões para escrever logo após acordar

Escrever é uma ferramenta poderosa para a autoexpressão, criatividade e crescimento pessoal. Contudo, encontrar tempo e motivação para escrever pode ser desafiador, especialmente no contexto multitarefa de hoje. É por isso que muitos escritores e profissionais criativos recomendam escrever de manhã, logo após acordar.

Há várias razões pelas quais escrever de manhã pode ser benéfico. A primeira delas é que pode ajudar a limpar a sua mente e a organizar os seus pensamentos para o dia que se inicia.

Quando você acorda, sua mente pode estar atribulada, enevoada ou cheia de preocupações do dia anterior, tornando difícil se concentrar no momento presente. Ao tirar alguns minutos para escrever seus pensamentos e descrever seus sentimentos, você pode ajudar o cérebro a desapegar das preocupações de ontem e se preparar positivamente para o dia que está por vir.

A segunda vantagem é que seu cérebro geralmente está mais relaxado e menos distraído pela manhã, o que torna mais fácil de se concentrar na escrita. Quando você acorda, sua mente está fresquinha e pronta para enfrentar novos desafios. (exceto quando sofre de insônia 😅)

Além disso, se você dormiu e acordou com o celular longe da cama, com certeza ainda não foi bombardeado por e-mails, notificações e outras distrações que podem desviá-lo da atenção para a escrita.

Permitir-se aproveitar esse tempo tranquilo pela manhã é deixar o seu cérebro acessar, calmamente, a sua criatividade e começar o dia com uma nota positiva.

O terceiro benefício é que escrever de manhã pode ajudá-lo a acessar o seu subconsciente e obter novas ideias e insights que você não teria percebido de outra forma. Quando você está dormindo, seu cérebro ainda está processando informações e fazendo conexões entre diferentes ideias e conceitos. Ao escrever logo de manhã, você pode acessar esse rico material subconsciente e usá-lo para impulsionar a sua escrita de ficção, por exemplo.

A quarta razão para escrever logo de manhã cedinho é que isso pode ajudá-lo a estabelecer um hábito diário de escrita. Os frutos refletem no autoconhecimento e na capacidade de dissolver, quem sabe, assuntos mal resolvidos. Porque quando você torna a escrita um hábito diário, ela se torna mais fácil e natural com o tempo. Você começa a aguardar as suas sessões de escrita e sente uma sensação de realização quando as conclui.

E quando esse hábito se estabelece logo pela manhã, dá uma sensação de sucesso e vai tornando mais fácil a progressão das metas diárias, tais como definir um número específico de palavras ou páginas por dia, ou seja, à medida que cumpre os seus objetivos, esse bem estar impulsiona novos desafios de escrita.

É claro que escrever de manhã não é para todos. Também é preciso compreender que algumas pessoas simplesmente não podem, seja devido à rotina de trabalho, pelo tempo de deslocamento trabalho-casa, ou rotina familiar.


Por outro lado, há também outras que preferem escrever à noite, durante a pausa do almoço ou sempre que têm um momento livre. Mas se você está lutando para encontrar tempo e motivação para escrever, ou se está procurando uma maneira de impulsionar sua imaginação, considere experimentar a escrita matinal.

Começar é simples, basta reservar alguns minutos, em dias pré-selecionados, e deixar em um lugar estratégico a ferramenta de sua preferência. Você pode usar um diário, um caderno ou um computador, como quiser. Tente escrever sem nenhuma distração e o mais importante: não se preocupe inicialmente com a gramática, ortografia ou pontuação.

Deixe seus pensamentos fluírem livremente na página, sem auto sabotagem.

Com o tempo, você pode descobrir que escrever pela manhã é uma parte valiosa do seu dia. Além de sentir os efeitos, vai estar mais concentrado, mais energizado e mais criativo no trabalho e no lazer. E quem sabe – você pode até descobrir uma nova paixão pela escrita que nunca soube que existia.

…ou pode ficar que nem o Ross, estressado com aqueles que adoram escrever de manhã… Espero que não seja o seu caso! 😁

Partilhe este texto

Outras publicações

Assine a Newsletter e receba em seu e-mail todas as atualizações