A música pode fazer a gente viajar no tempo tão bem como qualquer cheiro. Basta uma nota e somos imediatamente levados de volta a um lugar, a um encontro, a um estado de espírito único. Estamos mesmo ali atrás, como se nunca tivéssemos saído.
Como se costuma dizer:
Por detrás de cada canção favorita há sempre uma história não contada.
Então a tarefa de hoje é conhecer o seu gosto musical, escrevendo a história por detrás de 3 músicas que marcaram a sua vida. Para facilitar o processo, primeiro ponha a música, relaxe, feche os olhos e deixe a mente fluir.
Curta o processo e puxe pela memória, tente apanhar o máximo de detalhes. A seguir, faça primeiro um rascunho com os destaques do momento, pra aproveitar o fluxo. Depois escreva uma conexão entre eles, para que a narrativa tenha início, meio e fim.
Esse ato de associar música a pessoas ou a fases da vida pode moldar o nosso musical, tema bastante interessante abordado no livro “The art of making memories, how to create and remember happy moments”, de Meik Wiking.
Depois deste exercício, você pode usar esse conhecimento para iniciar uma roda de conversa entre seus amigos e quem sabe fazer com que eles também falem das suas memórias musicais. Além disso, podem quem sabe descobrir que os momentos mais felizes de vocês, afinal, têm uma trilha sonora.