Rubem Fonseca nunca esteve tão certo em suas palavras, escrever é o ato de explorar aquilo que mais temos de humano: a imaginação e a razão.
Transpor a velocidade do pensamento em palavras não é uma tarefa fácil, requer: orientação, imaginação e disciplina.
A orientação lhe dará as ferramentas necessárias para dissolver as seguintes dúvidas:
- Como interligar bem as minhas frases?
- Como ser claro e conciso?
- Como selecionar meu vocabulário?
- Como ter bons argumentos?
- Como melhorar a gramática de meu texto?
A imaginação está ligada às suas decisões e à lógica do pensamento. Tudo o que lemos e observamos leva-nos a uma decisão, a uma opinião, a uma hipótese. Logo, se a sua imaginação for bem estimulada – principalmente com a leitura -, esta lhe dará o que é necessário para determinar o melhor recurso discursivo e estilístico para o desenvolvimento de qualquer texto.
A disciplina é a chave para que os primeiros itens sigam bem avante. Administrar bem o tempo, os afazeres; ter um foco, um processo bem elaborado para alcançar um objetivo é a primeira garantia para o sucesso. Não existe “pouco tempo”, existe tempo mal administrado. Se a produção textual é primordial para o seu futuro, pense que é preciso exercitá-la, é preciso ser poliglota no seu próprio idioma; também é preciso crer que você consegue usar a sua língua materna em qualquer circunstância, em qualquer contexto, em qualquer tema.
Este é o papel do professor de línguas: desenvolver as suas competências em linguagem e comunicação, ou seja, na leitura, escrita e comunicação oral.
Não há fórmulas de sucesso, mas apenas o ensino e a disposição de ferramentas necessárias, para que você produza bons argumentos e escreva com plenitude.
E mais, atente às vantagens de saber redigir textos bem pontuados, coesos, coerentes e adequados aos diversos contextos possíveis, pois elas abrem um leque de opções profissionais, além de fazê-lo superar seus limites sócio comunicativos.
Experimente! Insira a escrita em sua rotina e depois venha partilhar comigo como foi a sua experiência, vou adorar ler.