Mensagem engarrafada

Em 2012, um professor norte-americano chamado Chris Albrecht resgatou a prática de lançar garrafas ao mar, contendo mensagens escritas em pergaminhos. Ele valeu-se de garrafas com recados escritos por seus alunos para lhes ensinar conceitos linguísticos e geográficos.

Esta atividade, já se sabe, vai totalmente ao desencontro das políticas e iniciativas ambientalistas, e não deve mais ser praticada, contudo, podemos continuar a usar a imaginação. Imagine que você foi o sorteado e capturou uma dessas garrafas com um pergaminho dentro.

O QUE VOCÊ FARIA SE ENCONTRASSE NO MAR UMA MENSAGEM ENGARRAFADA?

No experimento do professor, uma dessas crianças, o jovem Curtis Kipple de 10 anos, lançou ao mar uma garrafa que, depois de viajar 4 mil quilômetros pelo oceano Atlântico, durante oito meses, foi recolhida por pescadores próximo à Ilha Terceira, nos Açores. No texto engarrafado, Kipple versava sobre suas paixões: videogames e futebol.

Quem encontrou a garrafa foi o pai e o irmão de Ana Ponte, portuguesa de 25 anos, a qual escreveu um e-mail ao rapaz, informando-o que após uma manhã de pesca, seus familiares tinham encontrado a garrafa viajante com um pergaminho de um rapaz chamado Curtis Kipple.

Agora é a sua vez! Se tivesse a oportunidade de fazer o mesmo, mas no digital, para preservar os nossos oceanos, o que você escreveria?

Qual seria a sua mensagem engarrafada?

Seguem algumas sugestões para pensar sobre o assunto e exercitar a sua criatividade:

1. Você poderia surpreender o leitor com uma piada;
2. A sua mensagem poderia ser um segredo nunca antes escrito ou falado para alguém;
3. Você deixaria um desafio para o leitor, tal como 5 coisas para ele ou ela fazer antes de morrer;
4. Escreveria uma carta de amor, na esperança de que a mensagem engarrafada encontrasse a pessoa a quem ela se destina;
5. Daria apenas instruções de como ser encontrado, pois você só quer verificar se a experiência deu certo e chegou às mãos de alguém.

O bichinho da escrita cutucou você? Deixe-me saber, escreva aqui nos comentários ou envie para denise@obeabadaescrita.com. o seu pergaminho digital, vou adorar ler!

Divirta-se! E até a próxima atividade.

Partilhe este texto

Outras publicações

Assine a Newsletter e receba em seu e-mail todas as atualizações